quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Monteverdi: Scherzi Musicali - 2005, Harmonia Mundi Fr.

Pra quem curte música antiga, esse é um dos álbuns mais bonitos que já ouvi nos últimos tempos. Destaco a faixa "Quel Sguardo Sdegnosetto". Quem ouve tem aquele tipo de sensação de alegria que não se sabe explicar (mais detalhes click aqui)

domingo, 18 de novembro de 2007

Giacomo Puccini (1858 - 1924)

Por Puccini ter sido um genuíno talento do teatro, os críticos e acadêmicos sempre tentaram negar seu lugar entre os compositores sérios. O público, no entanto, tem outra opinião e considera Puccini como um de seus compositores favoritos.


Nascido em Lucca, Itália, Puccini descendia de várias gerações de músicos profissionais. No início ele não se interessou em dar prosseguimento à tradição da família, mas sua mãe o obrigou a estudar música. Na adolescência Puccini já era um organista suficientemente bom para manter dois empregos como organista de igreja. Atraído por novas invenções e por maquinários, tinha a curiosidade de conhecer o órgão e seu mecanismo de música e divertia-se e improvisava durante as cerimonias religiosas. Vários fatores o levaram à carreira de compositor: a recepção favorável a algumas peças religiosas e uma cantata escritas por ele; a descoberta de Aida, a última ópera de Verdi e as bolsas de estudo de seu tio-avô e da Rainha Margherita de Saboia que lhe permitiram estudar no Conservatório de Milão de 1880 a 1883.


A vida da cidade grande nunca agradou muito a Puccini, mas influenciou seu trabalho. Sua existência boêmia como um estudante pobre foi expressa mais tarde na ópera La Bohème. Apesar de sua livre associação ao movimento verismo, um esforço para um teatro de ópera mais natural e acreditável, Puccini não hesitou em escrever peças de época ou em explorar locais exóticos. Na ópera Tosca escreveu um extenso melodrama ambientado em Roma durante o período napoleônico. Para Madame Butterfly Puccini escolheu uma história americana passada no Japão. Gozando de uma aceitação gradual e consistente àquela altura de sua carreira, Puccini estava completamente despreparado para o fracasso total de Madame Butterfly, quando de sua primeira apresentação em 1904. No entanto, acreditava em seu trabalho e revisou a ópera até que fosse aceita. As complicações de Madame Butterfly fizeram com que retardasse o início de seu próximo trabalho e minaram sua autoconfiança, mas durante uma visita a New York, Puccini concordou em escrever La Fanciulla del West, baseada na popular peça de David Belasco The Girl of the Golden West. Apesar de relutar em assumir modernismos -a obra Elektra de Strauss o havia deixado confuso e desgostoso- Puccini, com cuidado, adotou mudanças de tempo em La Fanciulla, absorvendo a influência de Pelléas de Debussy, que ele admirava.


A I Guerra Mundial provocou a principal interrupção na vida criativa de Puccini. As hostilidades complicaram suas negociações para escrever uma opereta para Viena, à época território inimigo. A opereta transformou-se então em uma ópera leve, La Rondine, produzida em Monte Carlo e acolhida com frieza no Metropolitan como a tarde decadente de um gênio. Puccini nunca mais recobrou sua superioridade jovial e sua espontaneidade romântica, mas continuou trabalhando seriamente, ampliando seus horizontes.


Um fumante inveterado, Puccini teve um câncer de garganta e foi levado para Bruxelas em 1924, para tratamento com um especialista. Apesar do sucesso da cirurgia, o coração de Puccini não resistiu e ele morreu logo em seguida. À época de sua morte, ele estava trabalhando em sua ópera mais ambiciosa, Turandot, baseada na adaptação romântica de Schiller de uma fantasia de Carlo Gozzi, o escritor satírico de Veneza do século XVIII. Em Turandot, pela primeira vez, Puccini escreveu muito para o coro, criando uma variedade orquestral, ampliada e enriquecida, que mostrava uma consciência de Petroucka de Stravinsky e de outros números contemporâneos. Fonte: De Ópera e de Lagartos...

Gianni Schicchi - 02/10/2000 Viena (Florez, Nucci, Kirschschlager)

Gianni Schicchi, ópera em um ato de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Única ópera cômica de Puccini, estreou no Metropolitan Opera House de Nova York, a 14 de dezembro de 1918, junto com Il Tabarro e Suor Angelica (leia a sinopse). Essa não é uma das óperas mais conhecidas de Puccini, mas tem uma das árias mais famosas e belas, e que consta no repertório de todas as grandes sopranos. Esse vídeo da soprano russa Anna Netrebko, comprova o que estou dizendo (mais detalhes click aqui)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Villa-lobos - L'intégrale pour guitare - Turibio Santos

Achei esse álbum pelo emule. Tem, pasmem, TODA a obra de Heitor Villa-lobos pra Violão. Além dos célebres 12 estudos, 5 Prelúdios, Suite Popular Brasileira, do Chôro No1 e do Concerto pra Violão e Orquastra, nesse álbum, Turíbio Santos, interpreta uma versão pra violão do próprio Villa da Bachiana No5, um duo de flauta e violão, chamado Distribuiçã de Flores, e outra obra de música de câmera: Sexteto Místico, escrito pra violão, oboé, flauta, saxofone, celesta e harpa (mais detalhes click aqui)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Julian Bream Edition, Vol.22: Guitar Concertos

Esse álbum faz parte de uma série de gravações com "não sei quantos" volumes gravados pela RCA. Peguei esse (e também os outros que postei aqui) do blog de um estrangeiro, que acabou sendo tirado do ar. Um desastre, porque o cara tinha postado quase todos os discos dessa série. Contrastando com o tradicionalíssimo Concerto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo, Bream executa outros dois menos conhecidos: O Guitar Concerto, de Lennox Berkeley, e o o Concerto Elegiaco, de Leo Brouwer (mais detalhes click aqui)

Bryn Terfel - Tutto Mozart!

Nesse álbum Terfel interpreta as mais famosas árias para barítono de Mozart. Algumas são raras, como, por exemplo, Diggi Daggi, que faz parte da ópera "Bastien und Bastienne", composta quando Mozart ainda tinha apenas 12 anos. Além do que sempre Vale a pena ouvir Bryn Terfel (mais detalhes click aqui)

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Afro-Sambas - Monica Salmaso e Paulo Bellinati

A Monica Salmaso é uma daquelas cantoras que estão fora da grande mídia mas que é uma das artistas mais talentosas da MPB. Nesse álbum ela interpreta os famosos afro-sambas de Vinicius e Baden, acompanhada por ninguém menos que Paulo Bellinati (mais detalhes click aqui)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sometime Ago - Manuel Barrueco


Depois de passar um tempão sem postar álbuns de violão clássico, voltamos com um álbum pouco conhecido de Manuel Barrueco. Nessa gravação Barrueco mostra que é um músico antenado pra além do mundo dito erudito. Compositores famosos no mundo do Jazz, como Chick Korea e Keith Jarrett, são interpretados com grande sensibilidade por esse fantástico violonista (mais detalhes click aqui)

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cecilia Bartoli - Opera Proibita

A primeira vez que ouvi Cecilia Bartoli cantando fiquei extremamente impressionado com o seu virtuosismo. Algumas das das músicas que ouvi pareciam ser impossíveis de serem executadas por uma voz humana. A velocidade e saltos executados com a precisão de um instrumento são de espantar qualquer um. Nesse álbum ela dá uma palhinha do seu virtuosismo (mais detalhes click aqui)

Cecilia Bartoli - The Impatient Lover

Aqui Cecilia Bartoli interpreta canções italianas de quatro dos maiores representantes da escola de Viena: Beethoven, Mozart, Schubert e Haydn. Schubert foi um dos maiores compositores de lieder (canções alemãs), mas os outros 3 ficaram conhecidos por suas obras sinfonicas (e óperas, no caso de Mozart), por isso esse álbum se torna tão interessante: os grandes representantes da cultura vienese escrevendo canções italianas (mais detalhes click aqui)

Handel - Renée Fleming

Mais um álbum de Renée Fleming. Um grande exemplo da versatilidade dessa soprano, o que aliás é uma característica comum entre as grandes cantoras (mais detalhes click aqui)