quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Andreas Scholl - Contratenor

Já depois de ser internacionalmente reconhecido como o grande contratenor da sua geração, pela sua discografia e pelas suas actuações em concerto, Andreas Scholl estreou-se como cantor de ópera no papel de Bertarido, em Rodelinda, no Festival de Glyndebourne, conseguindo um sucesso sem precedentes.

Andreas Scholl realizou uma série de extraordinárias gravações a solo, incluindo Vivaldi Motets, com a Orquestra Australiana de Brandenburg e Heroes, um disco preenchido com árias de Händel, Mozart, Hasse e Gluck. A sua discografia também inclui: o papel principal em Solomon, com o Gabrieli Consort; Stabat Mater de Pergolesi, com Les Talens Lyriques e Barbara Bonney; Oratória de Natal de J. S. Bach, o Orfeo de Monteverdi, o Stabat Mater de Vivaldi (Prémio Gramophone) e Maddalena ai piedi di Cristo de Caldadra, com René Jacobs.

Em concerto, Andreas Scholl apresenta-se regularmente com os mais destacados especialistas de Música Antiga, tendo interpretado as cantatas de J. S. Bach, com John Nelson e a Orquestra de Cleveland; a Missa em Si menor, a Oratória de Natal e a Paixão Segundo São Mateus, também de J. S. Bach, com o Collegium Vocale e Philippe Herreweghe; árias de Händel, com a Orquestra de Câmara de St. Paul e Christopher Hogwood e com a Akademie für Alte Musik; e a Paixão Segundo São João de J. S. Bach, com a Orquestra do Real Concertgebouw e Ton Koopman. Nos Concertos Promenade, Andreas Scholl cantou Julius Caesar de Händel e o Magnificat de J. S. Bach, com a Orchestra of the Age of Enlightenment e René Jacobs; o papel principal em Solomon, com o Gabrieli Consort e Paul MacCreesh; e o Stabat Mater de Pergolesi, com a Orquestra Barroca de Friburgo. Em recital, Andreas Scholl apresentou-se no Wigmore Hall, na Philharmonie de Colónia, no Real Concertgebouw, no Tonhalle de Zurique, em Orange County e nos Festivais de Sidney, Brighton, Schwetzinger, Schleswig-Holstein e da Lufthansa.

Os seus compromissos para a temporada de 2000-2001 incluiam concertos com a Orquestra Filarmónica da Malásia, em Kuala Lumpur; a sua estreia com o Bach Collegium, no Japão; as óperas Saul e Solomon de Händel, no Théâtre de La Monnaie, com o Gabrieli Consort e a estreia no papel principal de Giulio Cesare, com a Orquestra Real Dinamarquesa. No presente ano, Andreas Scholl realizou uma digressão mundial com o seu novo programa de recital, A Musicall Banquet, incluindo uma estreia no The Frick em Nova Iorque. O CD também intitulado A Musicall Banquet foi lançado pela Decca em Janeiro do corrente ano.

Nascido na Alemanha, Andreas Sholl iniciou o seu treino musical no Coro Infantil de Kiedrichen. Entre 1987 e 1993 estudou com Richard Levitt e René Jacobs na Schola Cantorum Basiliensis, onde se diplomou em Música Antiga. Em 1992 foi bolseiro do Conselho da Europa e da Fundação Calude Nicolas Ledoux, sendo também diplomado pela Fundação Ernst Göhner e pela Associação Migros. Em 1999 recebeu o Prémio Echo e o Prémio da União da Imprensa Musical Belga.

Nenhum comentário: