quinta-feira, 7 de junho de 2007

Franz Peter Schubert - Die Schöne Mullerin, Schwanengesang e Die Winterreise

Gênero schubertiano por excelência, a canção também representa a parte mais numerosa de seu catálogo: aproximadamente 600 obras. É nos lieder que Schubert expressa a sua natureza essencialmente poética e todas as suas angústias. Não seria de se estranhar o fato de que inúmeras de suas obras-primas instrumentais sejam inspiradas - e isso inclui aproveitamento temático - em lieder. As canções mais conhecidas e importantes de Schubert estão agrupadas em ciclos, que geralmente narram uma história ou mantêm uma atmosfera única entre todas as partes. Três deles são considerados os maiores de Schubert: A Bela Moleira (Die Schöne Mullerin), A Viagem de Inverno (Die Winterreise) e O Canto do Cisne (Schwanengesang). Os dois últimos foram compostos nos anos finais da vida do compositor e representam, respectivamente, o desespero e o adeus. A Viagem de Inverno, ciclo baseado em poemas de Wilhelm Mueller, nas palavras de Schubert, mostram a chegada do "inverno de minha desesperança". Impregnadas pela idéia da morte, as canções são sombrias, angustiadas e até mesmo perturbadoras. O ciclo é talvez a maior realização de Schubert no campo do lied. Inúmeras canções de Schubert têm vida independente de ciclos. São jóias de poesia em estado puro: Margarida na Roca, O Rei dos Elfos, A Morte e a Donzela, A Truta, O Anão, O Viajante, Dafne no Riacho, e claro, o mais popular lied schubertiano, Ave Maria, que a posteridade quase transformou em hino sacro.

Eu tenho aqui pra vocês um dos maiores barítonos do sec XX, Dietrich Fischer -Dieskau, interpretando os 3 principais ciclos de Schubert: Die Schöne Mullerin, Schwanengesang e Die Winterreise. É só clickar nas imagens que você será direcionado às tracklists de cada CD, e lá mesmo você vai encontrar os links para os álbuns.


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