segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Anna Netrebko: Opera Arias - 2003, Deutsche Grammophon



Anna Netrebko é uma daquelas cantoras que tem tudo que uma primadona precisa: sua voz é linda, encorpada, enorme, e a sua figura é estonteante. Muitas pessoas questionam suas interpretações, dizendo que são superficiais... bem no mínimo ela chama a atenção. Vale a pena conferir (mais detalhes click aqui)

sábado, 1 de dezembro de 2007

Elegia - Marco Pereira - 1990, Channel Classics (Holanda)

Sem dúvida Marco Pereira é um dos maiores violonistas brasileiros da atualidade. A sua tècnica apurada unida à legítima ginga brasileira fazem das suas gravações referências indispensáveis pra quem toca violão no estilo brasileiro. Elegia, não é o seu melhor álbum, mas trás alguns clássicos como Desvairada, do Garoto, Sons de Carrilhões, de João Pernambuco, e carinhoso, do Pixinguinha, que sempre vale a pena escutar, e ainda mais nos dedos de Marco Pereira (mais detalhes click aqui)

Imago Dei

Vi num filme (que já não me lembro qual) que pra um homem sentir-se realizado na vida, ele precisa ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Eu ainda não escrevi um livro, mas e daí?! Quem pode dizer que tem um filme baseado em alguma obra sua? Se bem que não posso chamar esse vídeo vídeo de FILME... acho q tá mais pra clip... mas foi baseado numa "poesia" (rsrs tb não sei se dá pra chamá-la assim) que eu escrevi depois de ter ouvido uma preleção sobre o Salmo 115, quando ainda trabalhava na Jocum do Rio de Janeiro.
Bem, pra quem não conhece o Salmo vou transcrever aqui o trecho que o preletor usou naquele dia:

Salmo 115
Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória,
por amor da tua benignidade e da tua verdade.
Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam;

nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem,

assim como todos os que neles confiam.


Esse texto é bastante utilizado pra falar contra a idolatria a imagens, tão combatida no meio evangélico. Acabamos relacionando a construção de imagens sempre com uma atitude idólatra, o que até nos levou a renegarmos, de certa forma, o talento que nos deu o próprio Deus, afinal, somos "somos feitura sua" (a tradução mais próxima do original para a palavra "feitura" em Efésios 2.10 é "obra prima").
O próprio Deus é um artista fazedor de imagens. Ele mesmo faz uma pessoa a sua imagem e semelhança pelo menos 261 vezes por minuto sobre o planeta. Então essa nossa imagofobia não é justificável. O foco do escritor desse salmo não está, simplesmente, sobre imagens de ídolos, mas sobre o fato de que podemos nos tornar como eles. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus pra sermos o Seu espelho uns para os outros e para toda a criação, e precisamos, por causa disso, agir segundo essa natureza. Se de alguma forma estamos nos tornando inertes diante da nossa vida, das pessoas que amamos ou mesmo as que só estão perto de nós, estamos nos tornando como esses ídolos descritos pelo salmista, que têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam...
Assumir esse tipo de atitude, é assumir que a idolatria já se enraizou no nosso coração e nos transformou em imagens mortas. E isso pode acontecer mesmo a quem nunca tenha chegado a se prostrar ou ofereçer qualquer forma devoção uma única vez a uma estátua qualquer. Lembrando mais uma vez o que o apóstolo Paulo escreveu aos efésios, "somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".

Depois que ouvi esse sermão, acabei escrevendo um poeminha sobre isso. Daí, meu amigo Max, quando estava fazendo um seminário de produção de vídeo pela Jocum em Buenos Aires, sugeriu esse poema como argumento pra um vídeo experimental e a equipe acabou topando. Então vou postando pra vocês aí o poema seguido do vídeo que eles fizeram lá na Argentina (ah! o carinha que aparece pensativo no metrô é o Max. Valeu irmão!)



Imago Dei
(Imagem de Deus)

Cultura
Pensamento
Criatura
Movimento
Palavra
História
Momento
Eu
Você
Espaço
Tempo...

Imagem
Fala
Dança
Escreve
Esculpe
Chora
Ouve
Canta
Cresce
Vive
Encanta
Ilumina
Inspira
Cria
Ama...

Tudo
Nada
Início
Meio
Fim
Eterno
Imediato
Forte
Terno
Morte
Vida
Luz
Beleza
Cruz
Certeza!



- Por Jefferson Luz
Rio de Janeiro, Julho de 2005 -