sexta-feira, 24 de abril de 2009

Flores Argentinas: Canciones de Ginastera & Guastavino (Inca Rose Duo)


Uma versão primorosa pra violão e voz de canções de dois dos maiores compositores argentinos. Com um gosto profundamente popular mas com um tratamento refinadíssimo esse dois músicos nos oferecem um presente apresentado pelo Inca Rose Duo. Esse foi umdos álbuns mais gostosos de ouvir que encontrei ultimamente. A voz de Annelise Skovmand é doce delicada e envolvente... só ouvindo pra crer... (mais detalhes click aqui)

Manuel de Falla - Siete Canciones Españolas (transc. para violão de M. Llobet)



Compositor espanhol nascido em Cádiz, um dos principais nomes do movimento nacionalista do começo do século XX. Ainda criança estudou música com sua mãe e outros professores de sua cidade natal. Mudou-se para Madri a fim de estudar piano e composição, onde estudou com o prestigiado musicólogo e professor catalão Felipe Pedrell. Enquanto ensinava piano em Madrid (1905-1907) ganhou dois prêmios de composição (1905), um com uma peça para piano e outro com a ópera La vida breve, que só estreou oito anos depois (1913) na cidade francesa de Nice, quando já residia em Paris (1907-1914). Na França conviveu com alguns dos mais conhecidos compositores da época, como Ravel, Albéniz e Stravinski e com o encenador Serguei Diaghilev. Mudou-se para Granada (1919), onde criou (1922) com o poeta Federico García Lorca, um festival de cânticos do folclore da Andaluzia. Morou em Granada até o final da guerra civil espanhola, quando se exilou na Argentina (1939), onde morreu, na cidade de Alta Gracia, Córdoba, em 14 de novembro (1946). Dedicou os últimos vinte anos de vida a sua obra mais ambiciosa, La Atlántida, inspirada num poema de Jacint Verdaguer, concluída depois de sua morte, por Ernesto Halffter. Compôs Siete canciones españolas (1912), em que se manifestou pela primeira vez todo seu gênio, a música dos balés El amor brujo (1915) e El sombrero de tres picos (1919), a partitura de Noches en los jardines de España (1916), suíte para piano e orquestra, a Fantasía bética para piano (1919), El retablo de Maese Pedro (1922), ópera de marionetes, El retablo de Maese Pedro (1924), e o famoso Concierto para clave e 7 instrumentos (1923-1926). Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Manuel De Falla - Siete Canciones populares Españolas (Voice and Guitar) Manuel De Falla - Siete Canciones populares Españolas (Voice and Guitar) jefferson_luz2086



Para que quizer ouvir uma gravação dessas músicas pode buscar aqui mesmo no blog, com o Manuel Barrueco.

sábado, 18 de abril de 2009

60 Canções de Edvar Grieg


Quero passar para uma nova fase nesse blog. Desde o início (reconheço que com largos intervalos entre as postagens) tenho me proposto a compartilhar mateiral de violão e canto lírico que tenho coletado na rede (bendita seja a internet), mas a partir desse post vou me dedicar também a postar material escrito que tem chegado até mim: partituras tanto pra violão quanto pra voz, além de alguns e-books que, acredito, podem vir a ser úteis pra alguns de vocês.
E pra começar vou postar uma coletânea de 60 canções de Edvard Grieg, compositor norueguês do final do sec XIX, do qual nunca escutei nada que me arrancasse menos do que um "isso é lindo!". Só lembrando que... (mais detalhes click aqui)