quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Andreas Scholl - Contratenor

Já depois de ser internacionalmente reconhecido como o grande contratenor da sua geração, pela sua discografia e pelas suas actuações em concerto, Andreas Scholl estreou-se como cantor de ópera no papel de Bertarido, em Rodelinda, no Festival de Glyndebourne, conseguindo um sucesso sem precedentes.

Andreas Scholl realizou uma série de extraordinárias gravações a solo, incluindo Vivaldi Motets, com a Orquestra Australiana de Brandenburg e Heroes, um disco preenchido com árias de Händel, Mozart, Hasse e Gluck. A sua discografia também inclui: o papel principal em Solomon, com o Gabrieli Consort; Stabat Mater de Pergolesi, com Les Talens Lyriques e Barbara Bonney; Oratória de Natal de J. S. Bach, o Orfeo de Monteverdi, o Stabat Mater de Vivaldi (Prémio Gramophone) e Maddalena ai piedi di Cristo de Caldadra, com René Jacobs.

Em concerto, Andreas Scholl apresenta-se regularmente com os mais destacados especialistas de Música Antiga, tendo interpretado as cantatas de J. S. Bach, com John Nelson e a Orquestra de Cleveland; a Missa em Si menor, a Oratória de Natal e a Paixão Segundo São Mateus, também de J. S. Bach, com o Collegium Vocale e Philippe Herreweghe; árias de Händel, com a Orquestra de Câmara de St. Paul e Christopher Hogwood e com a Akademie für Alte Musik; e a Paixão Segundo São João de J. S. Bach, com a Orquestra do Real Concertgebouw e Ton Koopman. Nos Concertos Promenade, Andreas Scholl cantou Julius Caesar de Händel e o Magnificat de J. S. Bach, com a Orchestra of the Age of Enlightenment e René Jacobs; o papel principal em Solomon, com o Gabrieli Consort e Paul MacCreesh; e o Stabat Mater de Pergolesi, com a Orquestra Barroca de Friburgo. Em recital, Andreas Scholl apresentou-se no Wigmore Hall, na Philharmonie de Colónia, no Real Concertgebouw, no Tonhalle de Zurique, em Orange County e nos Festivais de Sidney, Brighton, Schwetzinger, Schleswig-Holstein e da Lufthansa.

Os seus compromissos para a temporada de 2000-2001 incluiam concertos com a Orquestra Filarmónica da Malásia, em Kuala Lumpur; a sua estreia com o Bach Collegium, no Japão; as óperas Saul e Solomon de Händel, no Théâtre de La Monnaie, com o Gabrieli Consort e a estreia no papel principal de Giulio Cesare, com a Orquestra Real Dinamarquesa. No presente ano, Andreas Scholl realizou uma digressão mundial com o seu novo programa de recital, A Musicall Banquet, incluindo uma estreia no The Frick em Nova Iorque. O CD também intitulado A Musicall Banquet foi lançado pela Decca em Janeiro do corrente ano.

Nascido na Alemanha, Andreas Sholl iniciou o seu treino musical no Coro Infantil de Kiedrichen. Entre 1987 e 1993 estudou com Richard Levitt e René Jacobs na Schola Cantorum Basiliensis, onde se diplomou em Música Antiga. Em 1992 foi bolseiro do Conselho da Europa e da Fundação Calude Nicolas Ledoux, sendo também diplomado pela Fundação Ernst Göhner e pela Associação Migros. Em 1999 recebeu o Prémio Echo e o Prémio da União da Imprensa Musical Belga.

Andreas Scholl - Ombra mai fu


Mais um do contratenor Andreas Scholl. Nesse, ele canta algumas das árias mais famosas de Handel. Sempre vale a pena ouvir alguém cantando esse tipo de repertório nesse registro, que pra nós é raro, mas que para os contemporâneos de Handel era muito usual (mais detalhes click aqui)

sábado, 25 de agosto de 2007

Stabat Mater - Rossini


Aqui mais uma de Rossini. Mas essa obra a gente vai executar apenas em outubro, e como o festival de ópera ainda não acabou, os ensaios ainda nem começaram. Mas vou deixar o álbum aqui pra quem quizer (mais detalhes click aqui)

La Cenerentola - Gioacchini Rossini


Vou começar uma série de postagens de obras que estou participando aqui em Belém. Estamos na reta final do Festival de Ópera do Teatro da Paz. Já executamos Il Guarany, de Carlos Gomes, e na próxima semana vamos executar La Cenerentola (A Cinderela), de Rossini. Eu mesmo não conhecia a ópera, e como essas coisas não são baratas, decidi postar aqui pra vcs a ópera completa. Então pra quem quizer é só baixar e aproveitar (mais detalhes click aqui)

Jessye Norman - Spirituals


Depois de um longo tempo sem postar, decidi recomeçar com uma das cantoras que marcou a minha vida. Quem não lembra do programa depois do Fantástico "Concertos Internacionais", apresentado pelo maestro Diogo Pacheco. Foi numa desss noites que eu vi essa mulher enorme, com uma voz gigante cantando (não me lembro o quê ela cantava, a música erudita ainda estava num mundo muito distante de mim). Então, quem quizer relembrar um pouco aquela época ou conhecer essa cantora fora do comum, é só baixar e ouvir (mais detalhes click aqui)