sexta-feira, 22 de junho de 2007

El Diablo Suelto - Guitar Music of Venezuela, John Wiliiams - 2003, Sony

Apesar so título do álbum ser esse, as músicas não transmitem em nada o que ele é. Mesmo a a faixa que dá nome ao álbum não tem nada a ver com o diabo. Por mais que ele tente, força, alegria, graça, beleza e etc, são essencialmente características de Deus que ele tenta roubar pra si. Por isso esse álbum é tão gostoso de ouvir, nada cansativo, na verdade é empolgante. As melodias e rítmos quentes dos nossos vizinhos venezuelanos são tocados com uma propriedade de quem tem sangue latino. Talvez por essa capacidade considerem esse australiano como um dos maiores violonistas do sec XX (mais detalhes click aqui)

terça-feira, 19 de junho de 2007

Heavenly Love, Earthly Joy - Julian Bream & Sir Peter Pears, 2007 - RCA


Mais um álbum do grande Julian Bream. Nesse ele acompanha o já falecido tenor britânico Sir Peter Pears. O compositor britânico Benjamin Britten dedicou várias obras a esse proeminente tenor. É um privilégio poder ouvir um dos principais nomes do alaúde inglês junto com um dos maiores cantores ingleses de meados do sec XX, ainda que já em final de carreira. Vale a pena ouvir (mais detalhes click aqui)

domingo, 17 de junho de 2007

Quaternaglia, 1995


QUATERNAGLIA é sucesso de público e crítica, e alia à transparência sonora, o virtuosismo e a precisão da música erudita ao apelo popular e genuinamente latino do violão. Presença marcante nas principais salas de concerto brasileiras e em todos os encontros violonísticos nacionais. Grupo de câmara latino americano convidado a encerrar o Encontro de Escritores do Merco Sul com recital no Memorial da América Latina em São Paulo. Representante do Brasil no I Festival Internacional de Guitarra na Ciudad de Montevideo. Participou do II Seminário Latino-americano de Violão do XXVI Festival de Inverno de Campos de Jordão. Turnê pelos Estados Unidos (mais detalhes click aqui)

De Barcelona a L'Havana (Leo Brower & Xavier Montsalvatge) - 2003, La Ma De Guido


Achei esse álbum por acaso, e confesso que ainda nem ouvi direito, mas como quartetos de violões ainda é uma formação rara decidi postar pra vocês (mais detalhes click aqui)

quinta-feira, 14 de junho de 2007

From the Jungles of Paraguay: John Williams Plays Barrios

Agustin Barrios Mangoré (1885-1944)
Guitarrista e compositor paraguaio. Recebeu a primeira educação musical num colégio jesuíta onde se utilizava a guitarra no estudo da harmonia. Com a idade de 13 anos Gustavo Sosa (um aluno de Juan Alais) inicia o pequeno Agustin nos métodos de Sor e de Aguado, nas peças de Tárrega, Viñas, Arcas e Pargá. Além de música, recebe formação em história, matemáticas e literatura no Colégio Nacional de Asunción. Agustin fala espanhol e guarani, lê e compreende francês, inglês e alemão, interessa-se pela filosofia, poesia e teologia. Musicalmente Agustin Barrios é um grande improvisador, testemunhos dizem-nos que improvisava de maneira espontânea até em concertos. Compôs cerca de 300 peças das quais infelizmente uma parte se perdeu. Barrios deu concertos desde 1906 até à sua morte. Nos anos 1934-1936 veio à Europa, tocando na Bélgica, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Barrios foi o primeiro guitarrista a gravar discos comerciais de 78 rotações. Muitas das suas obras sobreviveram graças ao disco. Morreu muito pobre a 7 de Agosto de 1944 em El Salvador.Neste álbum, o estupendo violonista australiano John Williams presta sua homenagem a este compositor. De fato, Barrios compôs obras primas. Basta atentar para a bela peça La Catedral (mais detalhes, click aqui)

domingo, 10 de junho de 2007

The English Orpheus - John Dowland, 1992 - EMI Records

Contemporâneo de Shakespeare, o alaudista John Dowland (1563-1626) foi um dos principais compositores na Inglaterra do período renascentista, que se caracterizou como um gênero de música voltado para a dança, para as formas imitativas e para os arranjos de música vocal.
John Dowland é o mais representativo compositor para alaúde da escola inglesa. Ele realizou originais e novos usos de escalas cromáticas. Trabalhava as partes do acompanhamento separadas da parte da melodia, obtendo efeitos harmônicos relativamente avançados para seu tempo. Confira algumas das suas canções nessa ótima gravação (mais detalhes click aqui)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Franz Peter Schubert - Die Schöne Mullerin, Schwanengesang e Die Winterreise

Gênero schubertiano por excelência, a canção também representa a parte mais numerosa de seu catálogo: aproximadamente 600 obras. É nos lieder que Schubert expressa a sua natureza essencialmente poética e todas as suas angústias. Não seria de se estranhar o fato de que inúmeras de suas obras-primas instrumentais sejam inspiradas - e isso inclui aproveitamento temático - em lieder. As canções mais conhecidas e importantes de Schubert estão agrupadas em ciclos, que geralmente narram uma história ou mantêm uma atmosfera única entre todas as partes. Três deles são considerados os maiores de Schubert: A Bela Moleira (Die Schöne Mullerin), A Viagem de Inverno (Die Winterreise) e O Canto do Cisne (Schwanengesang). Os dois últimos foram compostos nos anos finais da vida do compositor e representam, respectivamente, o desespero e o adeus. A Viagem de Inverno, ciclo baseado em poemas de Wilhelm Mueller, nas palavras de Schubert, mostram a chegada do "inverno de minha desesperança". Impregnadas pela idéia da morte, as canções são sombrias, angustiadas e até mesmo perturbadoras. O ciclo é talvez a maior realização de Schubert no campo do lied. Inúmeras canções de Schubert têm vida independente de ciclos. São jóias de poesia em estado puro: Margarida na Roca, O Rei dos Elfos, A Morte e a Donzela, A Truta, O Anão, O Viajante, Dafne no Riacho, e claro, o mais popular lied schubertiano, Ave Maria, que a posteridade quase transformou em hino sacro.

Eu tenho aqui pra vocês um dos maiores barítonos do sec XX, Dietrich Fischer -Dieskau, interpretando os 3 principais ciclos de Schubert: Die Schöne Mullerin, Schwanengesang e Die Winterreise. É só clickar nas imagens que você será direcionado às tracklists de cada CD, e lá mesmo você vai encontrar os links para os álbuns.


domingo, 3 de junho de 2007

THE GUITAR WORKS OF GAROTO - Paulo Bellinati, 1991 - GSP


Violonista paulista reconhecido e consagrado internacionalmente, começou a aprender o instrumento com o pai, ainda na infância. Aos 17 anos entrou para o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde se destacou e conseguiu uma bolsa para continuar seus estudos em Genebra, na Suíça (mais detalhes click aqui)

Afinidade - Gabriel Grossi & Marco Pereira, Biscoito Fino


Existem certas combinações no mundo da música que são muito especiais. Uma delas é a combinação do violão do Marco Pereira com a gaita do Gabriel Grossi. É algo como café-com-leite, pão-com-manteiga, arroz-com-feijão... coisas que parecem ter sido descobertas já misturadas. E é assim mesmo. Depois que a gente percebe quanto é boa a mistura, é impossível viver sem ela. No caso do Marco e do Gabriel, o que chama muito a atenção é a capacidade dos dois de fazerem seus instrumentos soarem únicos. Parece que o violão e a gaita querem conversar com a gente, nos contar um história. É um caso raro de afinidade musical onde tudo parece dar certo e não existe a mínima possibilidade de desencontro. São dois virtuosos no sentido mais puro da palavra. Técnicas brilhantes, sempre a serviço da qualidade musical. Pode-se estar ouvindo algo de extrema exuberância técnica como os temas velozes que eles abordam, mas também algo de extrema delicadeza, onde é possível apreciar o trabalho de sonoridade do duo (mais detalhes, click aqui)