sexta-feira, 18 de maio de 2007

Canciones Españolas / Berganza, Yepes, Lavilla, 1992 - Deutsche Grammophon


Esse álbum é especial não só por ter o grande Narciso Yepes como um dos músicos, mas pela combinação perfeita entre a suas transcrições (principalmente as canções de De Falla e Gracia Lorca) e a voz da mezzo-soprano Teresa Berganza numa performance imperdível. É um álbum bem longo, mas vale a pena ouvir (mais detalhes, click aqui)

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Cecilia Bartoli - Mozart Arias, 1996 - Erato


Cecilia Bartoli é a cantora mais virtuosa que eu já ouvi. Talvez por causa disso ela grave um repertório raro e dificílimo pra maioria dos cantores. Nesse álbum ela executa árias famosas das óperas de Mozart, outro compositor com peculiaridades musicais que fazem da sua obra um material desafiador pra qualquer cantor. É só baixar e conferir (mais detalhes click aqui)

quarta-feira, 16 de maio de 2007

J. S. Bach - The works for lute - Lutz Kirchhof, 1991 - Sony


Atendendo a pedidos estou postando a obra completa de Bach pra alaúde. Acredito que essencial ouvir uma música tocada no instrumento original pra que foi composta. A tradição de execução de cada instrumento e a própria sonoridade de cada um deles pode ajudar numa melhor execução dessas peças transcritas pro violão. Com certeza esse é um material enriquecedor (mais detalhes, click aqui)

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Three Double Concertos, 2001 - Gha


3 concertos de 3 dos maiores compositores latinoamericanos do sec XX. Todos eles amantes do violão e da riquesa do som que as combinações entre o violão e outros instrumentos. O cubano Brouwer abre o álbum com um concerto inédito pra violão e violino. O brasileiro Krieger também apresenta um concerto inédito, mas esse, pra 2 violões. O 3o é do argentino Piazzola, com seu único concerto pra violão e bandoneon. (mais detalhes... click aqui)

Forgotten Songs - Dawn Upshaw Sings Debussy, 1997 - Sony Classical


Pra quem não sabe, o canto é uma outra paixão minha. Por isso esse é só o primeiro post desse tipo no blog. Vou tentar postar um acervo bem variado, que vem desde a idade média até a música comtemporânea. Aqui vocês tem uma palhinha do ainda pouco ouvido Claude Debussy (mais detalhes... click aqui)

domingo, 13 de maio de 2007

Sérgio & Odair Assad Play Piazzolla, 2001 - Nonesuch


Mais um dos Assad. Desculpa aí, mas pra quem realmente gosta de violão, ouvir os irmãos Assad se aproxima de um experiência transcedental, ainda mais quando eles tocam Piazzolla, quer dizer, na verdade na verdade ainda não ouvi alguma coisa que eles toquem que não seja fantástico. Aproveitem mais esse porque é o último que eu tenho. Quem tiver mais e quizer compartilhar comigo, vou agradecer de todo coração. (leia mais... click aqui)

Guitar Concertos - Eduardo Fernandez - Ponce, Villa-lobos, Lamarque-pons, 1988 - DECCA


Eduardo Fernandez é sem dúvida um maiores violonistas que já ouvi. Sua clareza técnica está aliada a uma interpretação simples e profunda de tudo o que toca. Ao tocar ele se dedica a comunicar o que a própria música parece estar pedindo, nada mais. Além do que, com certeza, nesse álbum, tem a latinidade necessária pra executar esse repertório. Na minha opnião esse álbum é uma das melhores mostras do que os compositores latinoamericanos produziram no sec XX (leia mais... click aqui)